No ano de 2011 o Estado de Santa Catarina, através da Associação Catarinense de Supermercados, a ACATS, foi o precursor na implantação do Programa RAMA.
A ACATS, percebendo a oportunidade de posicionar-se junto à sociedade com uma ação efetiva orientada à qualidade, rapidamente convocou seus associados a participarem. Nos anos seguintes as Associações do Rio Grande do Norte (ASSURN), de Sergipe (ASES) e a Empresa Carrefour através da ABRAS, iniciaram a implementação do RAMA junto a produtores, distribuidores e supermercados.
Neste período também foram firmados acordos de parcerias com o propósito de atuação no desenvolvimento conjunto entre as Associações Estaduais de Supermercados, Secretaria da Agricultura, Vigilância Sanitária e Órgãos Extensionistas.
Pelo Programa RAMA, também é realizada uma auditoria de rastreabilidade para avaliação e orientação de processo de identificação dos alimentos. Estas ações, ordenadas e consistentes, potencializam a capacidade da cadeia produtiva em melhorar seu desempenho com indicadores simples, mas impactantes para positivar a qualidade.
DESAFIOS
O Programa RAMA completou 13 anos de aplicação prática, com reuniões, visitas, treinamentos e integração entre a cadeia de suprimento.
O maior desafio do Programa RAMA é, efetivamente, contribuir para a melhoria da Conformidade dos Alimentos referente a contaminação por resíduos de agrotóxicos. Este foi e continua sendo o propósito do atual trabalho.
Neste sentido, como segundo desafio e complementar a conformidade, temos a necessidade de aumentar o número de participantes para garantir uma cobertura consistente em território nacional.
A presença nos grandes centros de distribuição de alimentos, proporcionará uma avaliação mais segura e ampla sobre a qualidade das frutas, legumes e verduras disponibilizadas ao consumidor.