Programa RAMA
3 de fevereiro de 2017
O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), registrou crescimento de 23,6% no volume de frutas, legumes e verduras (FLV) rastreados em 2016, na comparação com o mesmo período de 2015, de acordo com o 2º balanço anual do programa, divulgado hoje (22/2) no evento RAMA 2020 - Tendências e Inovações na Cadeia Produtiva de Alimentos, em São Paulo.
No último ano, foi rastreado um total de 1,244 milhão de toneladas de FLV ante 1,006 milhão de toneladas registradas no mesmo período de 2015, de acordo com a Paripassu, empresa que faz a gestão técnica do Programa. Lançado em 2011, o RAMA monitora e rastreia no Brasil uma média mensal de 80 mil toneladas de frutas, legumes e verduras desde o ano de sua implantação.
“O programa é essencial para garantir a segurança do alimento. Com o RAMA, conseguimos incentivar o uso das boas práticas agrícolas e assegurar a saúde dos nossos consumidores, que é uma prioridade da ABRAS. O Programa RAMA já conquistou importante credibilidade no Brasil, e ainda temos muito a crescer”, destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo.
Análise de resíduo
Durante todo o ano de 2016, o RAMA registrou um índice de conformidade da ordem de 73%, apresentando melhora em relação ao mesmo período de 2015, que registrou 66%. As inconformidades se relacionam ao Limite Máximo de Resíduos (LMR), ingredientes Não Autorizados (NA), uma combinação dos dois (LMR+NA) e os ingredientes proibidos, seguindo nomenclatura utilizada pelo Programa de Análises de Resíduos em Alimentos (PARA), da Anvisa. No RAMA, 3% dos resultados de 2016 estão acima do LMR, de acordo com a PariPassu.
“O RAMA é um avanço para todos os envolvidos da cadeia de Abastecimento. É referência na rastreabilidade de alimentos e no controle de agrotóxicos do País. Utilizamos as melhores tecnologias e profissionais para garantir a precisão das nossas análises. A conscientização de supermercadistas, fornecedores e produtores sobre a importância da adesão ao programa é fundamental para evoluirmos ainda mais”, destaca o superintendente da ABRAS e coordenador do RAMA, Marcio Milan.
Números
O RAMA, de abrangência nacional, conta hoje com a participação de 44 varejos (que representam mais de 20,5% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil). Constantemente, 81 produtos são monitorados (do total de 290 produtos rastreados).
O programa conta com três associações estaduais atuantes: Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Associação Sergipana de Supermercados (ASES) e Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN).
Premiações
Durante o RAMA 2020 – Tendências e Inovação na Cadeia de Alimentos acontece a 2ª edição do Prêmio Destaque RAMA, que homenageia produtores e personalidades por sua contribuição e parceria no Programa RAMA em 2016. Confira abaixo as empresas e as categorias premiadas:
Órgão governamental
• Helinton Rocha – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Produtor/Distribuidor
• Cea Rosa Vegetais • Trebeschi Tomates • Le Cultive
Varejo
• Angeloni • Carrefour • Supermercado Nordestão
Varejo de pequeno porte
• Zabot Supermercados
Personalidade
• Alberto Yoshida
Parceria
• GS1 Brasil
RAMA 2020
Durante o evento RAMA 2020 - Tendências e Inovações na Cadeia Produtiva de Alimentos, especialistas debatem avanços do controle do uso de agrotóxicos no País e os caminhos para as boas práticas na produção de alimentos, destacando a integração da cadeia com o foco no futuro.
Na oportunidade também serão definidas as metas do Programa RAMA para 2020, foco principal do evento. Dentre elas estão:
• Adesão do varejo e produtores em 50% • Aumento do consumo de FLV consumido no País em 20% • Combate ao desperdício de alimentos em 20% • Educação de toda cadeia produtiva de alimentos • Padronização GS1 (automação)
Expositores
Os participantes também contam com exposição de produtos e serviços de importantes empresas parceiras do evento RAMA 2020: Arysta, BASF, Bayer, GS1 Brasil, Syngenta, Trebeschi, Abrafrutas, Eurofins, Rijk Zwaan, ABCM, One Club e Sakata.
O RAMA 2020 também recebe o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).
ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) é a entidade representativa em âmbito nacional do varejo de autosserviço, setor responsável pela comercialização, no Brasil, de 83,7% de produtos alimentícios, de higiene, limpeza e congêneres. Com faturamento de R$ 315,8 bilhões (Ranking Abras/SuperHiper 2016), o setor supermercadista no País representa 5,35% do PIB e gera mais de 1,85 milhão de empregos diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS). Trata-se da mais importante atividade econômica de comércio, com 84,5 mil lojas no Brasil, que recebem cerca de 25 milhões de consumidores todos os dias.
Redação Portal Abras