Rastreamento colaborativo
Fornecedores integrantes da cadeia produtiva são responsáveis por realizar a rastreabilidade conforme exigências da INC nº 02/2018 para possibilitar as ações colaborativas a partir das análises de resíduos e seus resultados.
Monitoramento de resíduos
As amostras coletadas em centros de distribuição ou estoque de lojas são analisadas conforme os mesmos critérios utilizados pela Anvisa na execução do Programa de Análises de Resíduos de Alimentos (PARA), iniciativa de abrangência nacional.
Cobertura coletiva
Os resultados das análises feitas a partir do Programa RAMA são compartilhados com todos os supermercados participantes para que possam avaliar como agir diante dos dados apresentados.
Política de correção
Diretrizes para o tratamento de amostras não conformes com o objetivo de implementar ações corretivas na cadeia produtiva e garantir a segurança dos produtos.
Treinamento e capacitação
Treinamento direcionado às Boas Práticas Agrícolas de todos os elos envolvidos na cadeia de abastecimento de frutas, legumes e verduras.
Desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos
Aprimoramento da qualidade
Acesso à informação
Desenvolvimento colaborativo e consciente dos fornecedores envolvidos na cadeia de produção e abastecimento dos varejos participantes do Programa, e consequentemente, a comercialização de produtos mais seguros com a rastreabilidade como meio de identificação assertiva da origem dos problemas de contaminação detectados.
Para apoiar a rastreabilidade e o monitoramento dos alimentos, o RAMA apoia-se em 3 (três) sistemas de registro, consulta e análise de informações:
Solução que conecta todos os elos da cadeia de alimentos. Acompanha movimentações como: recebimento; produção própria; controle de estoque e identificação do destino do alimento.
A rastreabilidade aplicada ao Programa RAMA respeita os requisitos da INC 02/2018 ANVISA.
Ferramenta de registro das informações referentes às análises químicas realizadas nos produtos coletados que permite acompanhamento de laudos e fluxo operacional:
a) Coleta da amostra
b) Imagens das amostras coletadas
c) Laudo Laboratorial
d) Fluxos do plano de ação para correções.
Analise de forma evolutiva, com históricos, gráficos e extração em planilhas. No Painel RAMA, você tem acesso à informações das análises realizadas como:
a) Região da coleta
b) Produto
c) Origem do produto
d) Princípio ativo
e) Tipo de problema identificado
Nele você consegue responder perguntas como:
• Quais são os produtos, fornecedores e regiões com maiores índices de resultados satisfatórios e insatisfatórios?
• Quais os princípios ativos com maior frequência de resultados insatisfatórios?
Guiada pelo pilar Cobertura Coletiva, a metodologia visa prover dados nacionais relevantes a todos os supermercados participantes do Programa RAMA a fim de identificar, sanar falhas da cadeia produtiva, além de tomar decisões estratégicas.
O compartilhamento dos resultados de análises das amostras permite aos participantes a avaliação de produtores e distribuidores para que possam tomar decisões mais precisas na escolha de parceiros comerciais que ofereçam produtos seguros. Sempre preservando a identidade do varejo.
Por meio do SARA, o Programa permite a comunicação entre fornecedores e varejo através de funcionalidades como: acesso a laudos, preenchimento de plano de ação e solicitação de contra prova. Fortalecendo a busca pelo desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos
Para manter o alinhamento com as políticas nacionais dos órgãos responsáveis pela Saúde Pública brasileira, o Programa RAMA realiza amostragem simples e aleatória com base no Procedimento de Coleta das Amostras de frutas, legumes e verduras utilizado pela Anvisa.