Programa RAMA

Jose Luiz Tejon recebe prêmio da Abras

3 de março de 2016

jose-luiz-tejon O especialista foi homenageado por sua atuação no campo acadêmico, no núcleo de estudos do agronegócio da ESPM, e sua influencia através da mídia, promovendo o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos.

Conselheiro fiscal do Conselho Científico para Agricultura          Sustentável (CCAS) e dirigente do Núcleo de Agronegócio da      ESPM, José Luiz Tejon Megido recebeu homenagem da Associação Brasileira de Supermercados (Abras, São Paulo/SP) pelo encorajamento e divulgação do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA), instituído pela Abras ao lado de órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), Anvisa , GS1 e Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM; e com rastreabilidade sob responsabilidade da Paripassu (Florianópolis/SC).

Jose Luiz Tejon foi um dos homenageados por sua atuação no campo acadêmico e sua influencia através da mídia, promovendo o programa (Foto: divulgação)

Segundo o especialista, o projeto RAMA é de significativa importância para o sistema do agronegócio reunindo os supermercados aos produtores e estes assegurando a qualidade e segurança ao consumidor final. “Este programa está em sintonia com o que denominamos ‘nova agricultura’, com aplicação intensiva de sustentabilidade por meio do conhecimento tecnológico e científico”, destaca.

Criado com base no monitoramento e na rastreabilidade, o programa ajuda as empresas a evoluir na gestão, no conhecimento e na possibilidade da melhoria dos resultados e da qualidade de vida das pessoas. “O RAMA representa progresso para todos os envolvidos da cadeia de abastecimento e, com esse trabalho conjunto, será possível superar os permanentes desafios para oferecer o melhor com a racionalidade das métricas e indicadores. No núcleo de estudos do agronegócio da ESPM, acompanhamos e enaltecemos essa ação positiva do conhecimento que significa também educação”, salienta Tejon.

O programa teve inicio em 2006, e hoje são rastreados 290 produtos, com 450 produtores do setor de hortifruticultura visitados e com probabilidade de crescer exponencialmente no Brasil nos próximos cinco anos. Segundo Tejon, 20 dos maiores varejos de alimentos do País estão participando, o que configura nessas redes um total de mais de R$ 68 bilhões de faturamento anual.

Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food

Balanço RAMA

Confira os resultados do balanço do Programa RAMA